06/01/2012

Arroz de..."cabidela"!


Uma receita dedicada à minha amiga Águeda Chantre, que por questões de fé, não come coisas feitas com sangue. Bem, e também ao Raul,que costuma referir-se à minha casa como "a melhor tasca que eu conheço"!


Arroz de cabidela

500 gr de cogumelos marron
2 chávenas de arroz (usei carolino)
1 e 1/2 chávenas de caldo de legumes (fiz em casa)
1 chávena de vinho tinto encorpado
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 folha de louro
5 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
flor de sal e pimenta preta a gosto



Põe-se os cogumelos num prato, ao ar, durante 3 ou 4 dias. O objectivo é tornar mais fácil a libertação dos esporos, o que dará uma certa consistência ao arroz.
No dia em que se vão cozinhar, lavam-se com cuidado e enxugam-se em papel de cozinha. Partem-se os cogumelos ao meio e fritam-se com 2 colheres de sopa de azeite. Reservam-se.
Num tacho, faz-se um refogado com a cebola, alho, louro e o restante azeite. Junta-se o arroz, e deixa-se fritar até ficar translúcido. Rega-se com o vinho e vai-se então juntando a pouco e pouco o caldo de legumes quente, mexendo sempre o arroz com um garfo de madeira ( utilizando a técnica do risotto).
Quando o arroz está al dente juntam-se os cogumelos e todo o líquido da fritura, tempera-se de sal e pimenta, junta-se o vinagre balsâmico e... serve-se sem demora

1 comentário: